sábado, 27 de Abril de 2024  18:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2005

Confidencialidade ajuda jovens a esclarecerem dúvidas sexuais


Águeda

A confidencialidade e a eficiência são a grande aposta da secretária de Estado da Saúde, Regina Bastos, no sucesso do novo Gabinete de Apoio à Saúde e Sexualidade Juvenil (GASSJ), que abriu, na última quinta-feira, no Fórum da Juventude em Águeda.

Cultura de formação

Regina Bastos afirma que o novo GASSJ de apoio aos jovens “é uma verdadeira cultura de formação contra o risco que ajude os jovens a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, assim como as gravidezes precoces”.

A secretária de Estado acrescentou que “é missão do GASSJ esclarecer todas as dúvidas e apontar o caminho aos nossos jovens”, sublinhando que “a equipa de trabalho será a ponte dialogante entre eles e os seus pais e professores”.

Aliás, o próprio secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte, reforçou que a confidencialidade é algo que pode atrair os jovens ao GASSJ e que os gabinetes já existentes têm-se revelado em enormes sucessos, com uma taxa total de 19 mil atendimentos em 2004.

“São espaços mais atractivos do que dissuasores”, acrescentou Pedro Duarte.

Projecto de grande envergadura

Já Nair Barreto, presidente da Câmara Municipal de Águeda, disse tratar-se de um projecto de grande envergadura e que o GASSJ “veio dar resposta a uma necessidade essencial dos jovens. Uma resposta a uma educação que se quer alargada e informativa”.

A autarca pretende ainda que “o GASSJ facilite o fácil acesso a um serviço onde os nossos jovens obtenham respostas às temáticas da adolescência, designadamente às questões relacionadas com a sua saúde sexual e reprodutiva e com o desenvolvimento do seu corpo”.

O novo espaço destinado aos jovens localizado no Fórum da Juventude, nas proximidades da futura Biblioteca Municipal e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, segundo a autarca, “garante uma intensa procura dos nosso jovens”.

“Com a criação deste espaço, a Câmara Municipal continua a dar passos muito significativos na valorização crescente do Fórum Municipal da Juventude, garantindo, com esta nova área, um acolhimento muitíssimo importante no que respeita à informação temática no âmbito da saúde”.

Nair Barreto recordou ainda a multiplicidade das valências existentes no Fórum da Juventude que o traduziram num enorme sucesso crescente, tendo em conta o número de visitas.

A abertura do gabinete só foi possível devido a um protocolo celebrado entre o Instituto Português da Juventude, a Câmara Municipal de Águeda e a Administração Regional de Saúde do Centro.

Segundo gabinete no distrito

O autarca sublinhou ainda que GASSJ “será um espaço de atendimento gratuito, anónimo e confidencial, assegurado por uma equipa técnica qualificada e com disponibilidade absoluta para ouvir e ajudar a lidar com aspectos ligados à saúde dos nossos jovens, ao desenvolvimento do seu corpo e à sua sexualidade”.

Este será o segundo gabinete do género a funcionar no Distrito de Aveiro, tendo em consideração o espaço idêntico existente na capital de Distrito. Aliás, catorze espaços similares já existem em outros pontos do País (todos capitais de distrito) como são os exemplos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®